Humor Coral - Maestro
Maestro... esse "animal" do palco... esse Ser intrigante e complexo!
Começámos por fazer uma pequena pesquisa do significado de maestro e descobrimos várias definições:
- compositor de música;
- regente de orquestra, coro ou banda;
- espécie de Narciso (esta definição agrada-me particularmente! (por ser grande apreciadora destas bonitas flores!));
- mestre;
- professor;
- um músico que é adepto de seguir várias pessoas ao mesmo tempo.(uma definição que, nós sabemos, está, muitas vezes, próxima da realidade!).
O Maestro é aquela pessoa que consegue arrancar de nós um misto, muito diversificado de emoções!
- É aquele ombro amigo que nos diz que cantámos "menos mal" quando estamos, absolutamente, convictos de termos sido extraordinários;
- Que nos pede forte quando o que nos apetece mesmo é piano (que é feito da livre interpretação? Estamos numa Democracia!);
- Que acrescenta, sempre, um ou dois compassos às peças só para nos ver quase desfalecer de tanto nos faltar o ar (e depois diz que temos respiração de asmáticos!!!);
- Que diz que ainda não percebemos o andamento da peça, ou que precisa de mais swing, ou que devia ser mais staccato ou legato... que insiste milhares de vezes naquele sforzando naquela notita particular daquela "particular" peça (nós esforçamo-nos realmente para entender! Que culpa temos se a intensidade só chega um bocadito depois do desejado? Deve ser defeito da sala!);
- Que faz todas aquelas incríveis caretas (algumas delas capazes de tirar o sono a criancinhas ou a coralistas mais sensíveis!) enquanto canta e quando nós cantamos (deixando qualquer solista atemorizada, receosa de falhar. Depois admira-se que a projecção seja pouco projectada!!!).
- Ou ainda, que não entende que o facto de não nos querermos deslocar para determinado sítio, não é teimosia, é preocupação estética! Afinal, quem melhor que nós para saber o lado em que ficamos mais favorecidos? É a imagem do Coro que está em causa!
Maestro.... mal com ele, muito pior sem ele!
3 Comments:
Pois, "Magister", aquele que sabe e pode mais!!!... assim mesmo já que NARCISO! Professor e Mestre porque é verdade! Músico que segue NÃO; músico que é seguido (quantas vezes perseguido!!!!!!). Animal de palco, intrigante e complexo sim mas também amigo incondicional, admirador de todos, feliz por tanto receber mesmo tantas vezes tão pouco dando e polarizador de emoções a que as caretas não são alheias.
Gosto dos SOPRANOS porque pensam que é possível governar o mundo cantando!
Gosto dos CONTRALTOS porque são efectivamente o "sal da terra" que sem ondas o seu mar dá!
Gosto dos TENORES porque são mesmo homens a sério e aos deste Coro até acontece (contrariamente às estatísticas) pedir por vezes, - menos Tenor-!!!
Gosto dos BAIXOS porque fazem caretas como o MAESTRO, para dar aquele nota (que o maestro sempre pede) mais grave e intensa do qualquer rebentamento meteórico!!!
Só não gosto mesmo é dos OUTROS!!!...
Avelino
e depois quem leva com os rebentamentos meteóricos nos ouvidos quem é? quem é?
quem recebe directamente na cabeça todo o poder de uma caixa toráxica de um homem que canta grave?
é que os tenores quando dão notas fortes inclinam-se pra cima, cantam pro céu, os baixos fazem caretas e cantam pra baixo.... onde estão...
as contraltos!
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