Photobucket

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Ele há cada coisa!!!


"Primeira Orquestra Vienense de Legumes"... numa época em que é usual falar da necessidade de se fazer uma alimentação cuidada, com recurso a muitos daqueles espécimes do mundo vegetal, eis que, não satisfeitos com a ideia de comê-los, estes senhores resolvem tocá-los!!!


A ideia consiste, basicamente, em ir à feira em busca de matéria-prima, legumes e verduras, a partir dos quais eles criam os seus instrumentos. Nos seus concertos podemos ver e ouvir castanholas de berinjela, flautas de cenoura ou instrumentos de percussão recheados de feijão. Há até um com nome próprio: "pepinofone", que consiste num pepino perfurado com um bocal de cenoura e um pimentão oco na extremidade.


O grupo de onze artistas toca música a sério: desde compositores clássicos como Igor Stravinski até melodias modernas do grupo de rock eletrônico Kraftwerk.

A orquestra roda o mundo com os seus instrumentos vegetais e já tocou na Ásia e no renomado festival de música de Salzburgo.


Original, não?

adaptado de http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/9/175076/

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Dia dos Namorados


O dia dos namorados é já na próxima quinta-feira!
Lembrei-me de falar-vos de um artesanato muito nosso e oportuno nesta época: os lenços dos namorados! Acho estes lenços lindíssimos! Aqui fica um pouco da história e algumas das quadras usadas nos lenços.
"O lenço dos namorados é um lenço fabricado a partir de um pano de linho fino ou de lenço de algodão, bordado com motivos variados. É uma peça de artesanato e vestuário típico do Minho, sendo usado por mulheres com idade de casar.
Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se fosse ausentar. Nos lenços poderiam ter bordados versos, para além de vários desenhos, alguns padronizados, tendo simbologias próprias.
Era usado como ritual de conquista. Depois de confeccionado, o lenço acabaria por chegar à posse do homem amado, que o passaria a usar em público como modo de mostrar que tinha dado início a uma relação. Se o namorado (também chamado de conversado) não usasse o lenço publicamente era sinal que tinha decidido não dar início a ligação amorosa.
É provável que a origem dos "Lenços de Namorados", também conhecidos por "Lenços de Pedidos" esteja intimamente ligada aos lenços senhoris dos séculos XVII - XVIII, que posteriormente foram adaptados pelas mulheres do povo, adquirindo os mesmos, consequentemente, um aspecto mais popular."

in Wikipédia

Aqui tens o meu curação
E a chabe pró abrir
Nun tenho mais que te dar
Nem tu mais que me pedir

Toma este lencinho
dentro dum copo de
vidro resolve o teu
coração o meu esta resolvido

Bai carta feliz buando
Nas asas dum passarinho
Qando bires o meu amor
Dále um abraço e um veijinho

Bai lenço da minha mão
Bai currer a freguesia
Bai dar em formações
Da minha sabedoria

O Cravo depois de seco
senefica amor perdido
ainda creira não posso
tirar de ti osentido

Neste lenço se ofrece
um sincero coração
a muntos q se ofrece
mas sinceros poucos são

Bjokas


sexta-feira, fevereiro 01, 2008

É Carnaval...

... e para todos aqueles que gostem desta época desejo muita diversão e alegria!
(Eu gostava mesmo era do Carnaval de Veneza!)
Bom fim-de-semana


Beijinhos

Notícias do Corinho

Bom dia gente coralista e outros!
No ensaio de ontem o nosso maestro teve uma pequena conversa connosco que consistiu, basicamente, em dizer-nos que passará a dar ensaio apenas uma vez por semana, à quinta-feira. As suas razões prendem-se apenas com o facto de ter outra actividade à terça-feira.
Eu também tenho pena mas, atarefados como somos, seguramente em menos de nada arranjaremos uma forma de ocupar essas noites e até chegaremos à conclusão que nos são úteis. Agora é uma questão de hábito! Creio, e estou certa que o nosso maestro não o fez sem a devida ponderação, que a falta deste ensaio não comprometerá o desempenho do coro... acho que será até bom para nos organizarmos de forma a aproveitar as quintas com afinco... Vamos trabalhar!!! Obrigada ao nosso maestro pela amizade e dedicação.
  • Realizado por Luisa Marujo